Incrível, mas já iniciamos o último trimestre do ano, momento em que historicamente aumenta a pressão pelo cumprimento de metas que contribuam para o resultado anual das empresas e ao mesmo tempo iniciativas de planejamento tomam mais espaço nas agendas executivas.Tais iniciativas são fundamentais para uma gestão mais eficiente e diligente, e por essa razão norteiam o plano estratégico dos próximos anos.
Nesse contexto, a maioria das empresas inicia seu processo de elaboração orçamentária, o famoso “Budget”,que passa por discussões e iniciativas com o objetivo de estimar e aprovar os valores de 𝘾𝘼𝙋𝙀𝙓 (𝘾𝙖𝙥𝙞𝙩𝙖𝙡 𝙀𝙭𝙥𝙚𝙣𝙙𝙞𝙩𝙪𝙧𝙚) 𝙚 𝙊𝙋𝙀𝙓 (𝙊𝙥𝙚𝙧𝙖𝙘𝙞𝙤𝙣𝙖𝙡 𝙀𝙭𝙥𝙚𝙣𝙙𝙞𝙩𝙪𝙧𝙚), termos financeiros que diferenciam os recursos financeiros destinados aos bens de capital das despesas operacionais.
Ao elaborar um Plano Orçamentário, é imprescindível que as decisões de investimentos sejam feitas após análise criteriosa das necessidades de cada área, importância e contribuição de cada projeto frente ao cumprimento do Plano estratégico traçado para o Negócio.
A Área Tributária, como gestora de ativos e passivos tributários, tem fundamental participação, especialmente em um cenário de Reforma Tributária à frente, no qual CFOs e Heads of Tax deverão se preparar para tais mudanças, pensando estrategicamente em como atravessarão uma longa transição que vai até 2038. Parece longe, mas não se engane: já temos um desafio que demandará muito trabalho, visão analítica, sistêmica e prospectiva, com investimentos em pessoas, consultoria e tecnologia.
São iniciativas que passarão por reavaliação do negócio e dos processos, repensando a localização de plantas, malha logística, formação de preços, fluxo de caixa, monetização de créditos tributários, implementações e reconfigurações sistêmicas, entre outras, a depender da necessidade e especificidade de cada segmento.
Com todas essas mudanças pela frente, certamente a Área Tributária demandará um orçamento diferenciado, mais robusto e, muito provavelmente, sem conexão com seu histórico recente, o que exige do gestor maior capacidade para antever e defender projetos e iniciativas estratégicas para a área e, consequentemente, para o negócio.
Não adie a estratégia, o agir é agora, para que vc possa fazer a diferença em 2025! Inclua seus principais projetos tributários no budget de 2025!
GAM – Building your tax Governance
☎️(11) 4195-8266
📧Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
