notícias e ARTIGOS

PIS e COFINS – Crédito Extemporâneo


Quando a empresa é enquadrada no regime não cumulativo, em relação as contribuições ao PIS e a Cofins, possui o direito aos créditos previstos nas Leis nº 10.637/02, 10.833/03 e 10.865/04.

 

Em regra, os créditos das referidas contribuições são apropriados no mês em que incorre custos e despesas previstos na legislação. Além disso, a legislação permite que o crédito não aproveitado em determinado mês poderá sê-lo nos meses subsequente (§4º, art. 3º da Lei nº 10.833/03)

 

O Código Tributário Nacional – CTN (art. 168) impõe uma restrição de 5 (cinco) anos para os créditos não aproveitados no mês incorrido. O que permite neste intervalo de tempo o chamado crédito extemporâneo.

 

Com isso, a Receita Federal do Brasil – RFB, determinou através da Instrução Normativa nº 1.252/12 que os créditos extemporâneos devem ser utilizados através da retificação das citadas obrigações, conforme reproduzimos:

 

Art. 11. A EFD-Contribuições, entregue na forma desta Instrução Normativa, poderá ser substituída, mediante transmissão de novo arquivo digital validado e assinado, para inclusão, alteração ou exclusão de documentos ou operações da escrituração fiscal, ou para efetivação de alteração nos registros representativos de créditos e contribuições e outros valores apurados.

  • 1º O direito de o contribuinte pleitear a retificação da EFD-Contribuições extingue-se em 5 (cinco) anos contados do 1º (primeiro) dia do exercício seguinte àquele a que se refere a escrituração substituída.

(...)

A justificativa, de acordo com a nossa opinião, configura em transparência na origem do crédito mas, por outro lado no sentido de cerceamento ao direito do pagador de tributos, uma vez que com a obrigação em retificar para exercer o direito ao crédito extemporâneo, o pagador de tributos deverá incorrer em custos de mão de obra para a retificação, e assim, ter que decidir se vale a pena realizar a retificação em detrimento ao direito de utilizar o crédito não apropriado em época própria.

 ebook

 

O assunto ainda não é ponto pacífico no  Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), tendo como referências opostas os Acórdão  nº  3302-006.563 da 2ª Turma da 3ª Câmara e outro pela 2ª Turma da 4ª Câmara (Acórdão nº 3402-008.178).

 

Diante disso, ao proceder o lançamento do crédito extemporâneo, sem a retificação das obrigações acessórias, é aconselhável a consulta aos assessores legais para evitar riscos desnecessários.

 


Quem Somos

A GAM fornece consultoria tributária e soluções tecnológicas com foco em promover os melhores resultados aos clientes através da excelência dos nossos serviços. Atuante no mercado há 10 anos, conta com uma equipe multidisciplinar com mais de 25 anos de experiência.
Nosso intuito é desenvolver uma comunicação transparente, de forma a compartilhar conhecimento, sempre trabalhando com espírito de cooperação... Conheça mais sobre a GAM.

Nossas Soluções

Fale Conosco

AlphaGreen Business Tower
Av. Cauaxi, 293 - 22º andar - Conj. 2208 e 2209 Alphaville - Barueri - SP, 06454-020

55 11 4195-8266

comunicacao@gamtax.com.br

Siga-nos:

Clique no ícone abaixo e fale com um atendente GAM. Ou nos ligue nos telefones:
(11) 4195-8266

Chat WhatsApp
Close and go back to page