notícias e ARTIGOS

Suspensão de cláusulas do Convênio ICMS 52/2017 PELO STF


 A ministra Carmem Lúcia do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu diversas cláusulas do Convênio Confaz 52/2017. A decisão foi tomada na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5866, ajuizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que entrou no STF no dia 15 de dezembro de 2017, e requisitava pela suspensão de doze cláusulas, no entanto, a ministra suspendeu apenas dez delas.

O convênio trata sobre as normas gerais a serem aplicadas aos regimes de Substituição Tributária e de Antecipação do ICMS com encerramento de tributação, relacionados às operações subsequentes, instituídos por convênios ou protocolos firmados entres os Estados e o Distrito Federal.

 As dez cláusulas suspensas foram: 8ª, 9ª, 10ª, 11ª, 12ª, 13ª, 14ª, 16ª, 24ª e 26ª do Convênio ICMS 52/2017. Em suma, dispõem sobre: determinações para apuração e especificações de pesquisa para obtenção da MVA, restituição e cálculo do imposto, operações que não se submetem ao regime de Substituição Tributária e a responsabilidade do sujeito passivo por Substituição Tributária.

 Tais cláusulas, violam a constituição, segundo a liminar concedida pela ministra, o meio mais adequado para ditar as regras de regulamentação do ICMS se faz através de Lei Complementar e não mediante convênio celebrado pelo Confaz:

 “Cumpre anotar, especialmente no que concerne às cláusulas 8ª, 9ª e 16ª do convênio controvertido, que o Plenário deste Supremo Tribunal reconheceu naquele julgado, ao versar sobre a Substituição Tributária, que essa técnica, ‘em geral, e, especificamente para frente, somente pode ser veiculada por meio de Lei Complementar”.

 Além disso, com relação à incidência do “ICMS-ST ‘por dentro’ sobre a base de cálculo definida a partir da MVA a Ministra Carmem Lúcia alegou que “este modo de cobrança conduziria, em tese, a uma dupla incidência do ICMS na espécie, tanto no valor inicialmente adicionado à mercadoria utilizada como base para cálculo da margem de valor agregado – MVA quanto na própria aferição do ICMS incidente sobre a Substituição Tributária objeto do convênio aqui cuidado, o que ensejaria prática de bitributação, vedada pela constituição da república”.


Quem Somos

A GAM fornece consultoria tributária e soluções tecnológicas com foco em promover os melhores resultados aos clientes através da excelência dos nossos serviços. Atuante no mercado há 10 anos, conta com uma equipe multidisciplinar com mais de 25 anos de experiência.
Nosso intuito é desenvolver uma comunicação transparente, de forma a compartilhar conhecimento, sempre trabalhando com espírito de cooperação... Conheça mais sobre a GAM.

Nossas Soluções

Fale Conosco

AlphaGreen Business Tower
Av. Cauaxi, 293 - 22º andar - Conj. 2208 e 2209 Alphaville - Barueri - SP, 06454-020

55 11 4195-8266

comunicacao@gamtax.com.br

Siga-nos:

Clique no ícone abaixo e fale com um atendente GAM. Ou nos ligue nos telefones:
(11) 4195-8266

Chat WhatsApp
Close and go back to page