
Fiscalização de Tributos
A fiscalização tributária pretende certificar a regularidade no cumprimento das obrigações tributárias por parte dos pagadores de tributos. Este procedimento é realizado pela autoridade administrativa.
Benefícios da Fiscalização
A fiscalização permite reduzir a concorrência desleal, uma vez que a atuação do fisco mantém o nível de carga tributária para o segmento ao qual a empresa fiscalizada está inserida.
Além disso, com a redução da evasão fiscal através da fiscalização, o aumento da arrecadação promove o retorno do tributo em serviços públicos.
Procedimentos básicos da Fiscalização
Os procedimentos principais a serem observados no decurso da fiscalização são:
- A fiscalização está limitada aos pontos objeto da fiscalização (Súmula nº 439/STF);
- O STF não admite expediente sancionatório indireto para forçar o cumprimento da obrigação tributária através da apreensão de mercadorias ou interdição do estabelecimento (Súmulas 70, 323 e 547);
- O resultado da fiscalização, caso incorra em autuação caberá impugnação. Em regra, no prazo de 30 dias.
Procedimentos para a Proteção do Contribuinte
O contribuinte deverá consultar no site da SEFAZ ou Receita Federal a legitimidade da fiscalização através do número do Termo de Fiscalização.
Para coibir excessos, o contribuinte deverá atender a fiscalização acompanhado e se possível, conhecer o teor da Lei de Abuso de Autoridade (Lei nº 13.869/19)
Nossos Serviços
A GAM atua a 13 anos em consultoria tributária e empresarial auxiliando empresas no atendimento à fiscalização, na preparação de documentos e na atuação preventiva para mitigar os riscos e evitar contingências.