
Aspectos Tributários e a Malha Logística
No Brasil, é comum considerar a #logística a partir das questões #tributárias, em vez do custo logístico. Essa realidade se deve à predominância da carga tributária em relação aos custos #logísticos.
Dessa forma, a necessidade de expansão e competitividade traz à tona a necessidade de revisão dos custos logísticos e tributários. A sinergia entre a cadeia de suprimentos e o tema tributário frequentemente traz ganhos consideráveis.
O projeto de #malha logística tributária é um conceito que combina os aspectos da logística, referentes à gestão eficiente do fluxo de bens e serviços, com os desafios e considerações tributárias que afetam esses fluxos. Aqui estão alguns pontos importantes sobre o tema:
Eficiência Operacional: Otimizar a estrutura logística para minimizar os custos tributários, o que pode envolver o redesenho de rotas de transporte, armazenagem estratégica, entre outros.
Planejamento Tributário: Estruturar a cadeia de suprimentos e as operações logísticas para aproveitar incentivos fiscais, créditos tributários e outras oportunidades de redução de impostos.
Impacto das Mudanças na Legislação: Atualizações tributárias, tais como a ADC49, tributação sobre subvenções e a Reforma Tributária, devem ser consideradas para critérios de custos tributários e logísticos.
Essas são apenas algumas das questões que um projeto de malha logística tributária pode abordar, com o objetivo geral de otimizar a eficiência operacional e financeira da empresa dentro do contexto tributário em que opera.
A #GAM tem contribuído com empresas em diversos segmentos para identificar o melhor modelo tributário na cadeia de suprimentos. Estamos há 15 anos contribuindo ao lado de nossos clientes para uma governança tributária eficiente e resultados excelentes.