
Cuidado: Entenda porque misturar contas pessoal e jurídica pode falir sua empresa
Com a crise da Covid 19, aumentou a quantidade de empresas que misturam as contas pessoais dos sócios com as contas da empresa e isto sem dúvida nenhuma é prejudicial para a saúde financeira da empresa.
Sócios somente podem receber da empresa seja por lucro ou pró-labore. No caso de recebimento por lucro é apurado o resultado do mês e o sócio fica com o lucro e em caso de pró-labore, o sócio receberá como um colaborador, terá um pagamento mensal fixo que deverá ser considerada uma despesa fixa da empresa.
Separar as despesas dos sócios das da empresa permite que seja feita a análise se a empresa está dando lucro ou prejuízo.
Quando a empresa é composta de um único dono ela capta recursos no mercado financeiro quando necessário através de empréstimos. Quando há sócios, os mesmos podem auxiliar a empresa em momentos de crise, através de aportes que são definidos através da divisão de valores entre cada um dos sócios.
Não misturar as despesas, além de garantir controle e organização, evita que a empresa ou o sócio corram o risco de cair na malha fina da Receita Federal quando da declaração do Imposto de Renda.
Está precisando reestruturar o financeiro e separar pessoa física de jurídica? Conte com a GAM Tax para te auxiliar e orientar.