
Cyber Security Durante o COVID-19: Como Proteger os Seus Dados Mesmo em Home Office
A pandemia do Covid-19 trouxe com ela grandes desafios e novas realidades para empresas e organizações.
Da noite para o dia empresas se viram obrigadas a implantar o regime de trabalho home office para atender às medidas e leis do isolamento social com o objetivo de evitar contágio em massa e colapso no sistema de saúde.
Algumas empresas já possuiam a prática de home office, outras não. O trabalho home office de uma forma generalizada pode aumentar os risos de empresas no tocante à privacidade, proteção dos dados e segurança cibernética.
Os riscos mais comuns do trabalho home office são: utilização de equipamentos pessoais ao invés de equipamentos coorporativos; utilização de redes de wi-fi não seguras ou até mesmo públicas. Estes fatores aumentam a vulnerabilidade para riscos de acessos indevidos às informações da empresa, como por exemplo, dados de clientes, informações sigilosas de negócios. Em resumo, a empresa perde o controle sobre seus dados e informações.
Esses riscos poderiam ser minimizados com a utilização de criptografia para proteger a rede da empresa, ou, ferramentas de autenticação, além do uso de equipamentos coorporativos com conexão à redes virtuais privadas que conectam o colaborador à infra estrutura de TI da empresa de uma maneira mais segura.
E além de todos esses cuidados, alertar seus colaboradores sobre possíveis links por exemplo, de avanço do Covid-19, e-mails que solicitam doações, pois criminosos se valem da engenharia social que em conjunto com emocionais abalados fazem grandes estragos.
Daremos algumas dicas que poderão ser compartilhadas com seus colaboradores com o intuito de prevenir possíveis cyber attacks e garantir a proteção dos dados da empresa durante o home office:
1) Apenas dispositivos aprovados pelo TI poderão se conectar à rede coorporativa;
2) Evitar uso de wi-fi público e recomendar a troca de senha do wi-fi em intervalos de tempo;
3) Sempre reforçar as orientações aos colaboradores para evitar que acessem e-mails com malwares;
4) Transitar documentos da empresa apenas por e-mails coorporativos;
5) Atualizar o software de anti-vírus regularmente;
6) Certifiar-se que o setor de TI tem plenas condições de suporte ao trabalho remoto e garantia da segurança da rede.
Com a nova realidade, após o Covid-19 muitas empresas passarão a adotar a prática do home office e se estruturarão daqui por diante da melhor forma possível para que os dados das empresas estejam sempre seguros e protegidos, conte com o Cyber Sicurity, que tem sua estrutura baseada na vigilância de dados e criação de ferramentas para que dados não sejam comprometidos, além de criar métodos e barreiras que impedem e notificam a empresa de tentativas de invasão.
Venha deixar sua empresa segura com a Gam Tax Intelligence.